terça-feira, 12 de maio de 2015

Legião Estrangeira Francesa

Legião Estrangeira Francesa - Parte 1



    A Legião Estrangeira Francesa é uma unidade de elite do exercito da França, foi criada no século XIX e conta atualmente com militares de várias nacionalidades diferentes. É a mais famosa legião estrangeira em operação no mundo. 

Lema:

    O lema da Legião é: "Legio Patria Nostra" (A Legião é nossa pátria).
Armamento:

    Atualmente a Legião Estrangeira encontra-se equipada igualmente o Exercito Frances, e seu fuzil padrão é o FAMAS



Bandeira



Uniforme

*Formatura


*Combate


Como me alistar? 

    O Alistamento pode ocorrer em todos os dias do ano em algum escritório da legião, preferencialmente das 9 as 17, para facilitar os processos administrativos.
O candidato será submetido à seleção e orientação durante 2 semanas sem qualquer contato com o mundo exterior. 

Quais são os requisitos? 

 *Ser homem com idade entre 17 e 40 anos; *Ter Pelo menos 01 passaporte válido, com ou sem vistos para estrangeiros na comunidade européia, ou um bilhete de identidade para os cidadãos da CEE,

Pré-Seleção


    Em qualquer lugar PILE(Posto de Informações da Legião Estrangeira) que o candidato se apresente fará um exame pré-seletivo, em um hospital local, militar ou civil. Caso aprovado, o candidato aguardará no próprio PILE que se forme um grupo com vários candidatos, a serem encaminhados ao quartel do 1º RE em Aubagne. Nesse ínterim, os candidatos farão serviços de limpeza e manutenção geral, coordenados pelo pessoal local. O grupo formado, enviado a Aubagne, ficará alojado em regime fechado no Centro de Seleção e Incorporação (CSI), e ali receberá escova e pasta de dentes, sabonete, toalha, cueca, agasalho esporte e cama, enquanto faz os testes definitivos de aptidão para engajar-se.

Farão testes de aptidão física, médica, psicológica.

Teste Físico:

    *Você precisará realizar pelo menos quatro barras, completar uma corrida de 2.800 metros em 12 minutos e completar umaLuc leger, um teste físico com diversas etapas, realizando pelo menos sete voltas de 20 metros.

Exame Médico


    *Em sua boca não devem faltar mais de seis dentes.
   *Os olhos não podem estar com dioptria inferior a -10 em pessoas míopes ou superior a +8 em pessoas hipermétropes.[4]
    *Você deve exibir prova de que todos os problemas anteriores foram tratados e curados.
   *Você não deve apresentar tuberculose, hepatite, HIV, diabete, transtornos mentais ou problemas crônicos de hérnia.
    *Não deve haver falta de qualquer dedo.



    Após se aprovado em todas essas seleções, o candidato é incorporado a Legião e começa sua fase de treinamento. O primeiro mês consiste na adaptação, são 4 semanas de iniciação a vida militar, nessa fase a comunicação é difícil, pois existem varias nacionalidades, e as instruções são todas em francês. Irão Dormir pouco, ou não dormir algumas noites, aprender a suportar o frio, aprender os gestos militares e a entender as ordens em francês, em geral, muita ralação e estresse. 

Após esse período básico, o militar começa a ter instruções mais especificas de combate, e o que ele vai precisar saber quando for posto a prova. Veja fotos do treinamento: 



Confira Fotos
















Na parte 2 falarei sobre A Carreira, promoções, militares Brasileiros que integram a legião, missões atuais e um pouco da historia. 

Publicidade

sábado, 9 de maio de 2015

Corpo de Fuzileiros Navais

Corpo de Fuzileiros Navais - CFN


    O Corpo de FUZILEIROS NAVAIS é parte integrante da Marinha do Brasil, e é atualmente, a força militar mais bem equipada do Brasil. Internamente o CFN atua na segurança das instalações da Marinha e no auxilio a população através de ações cívico-sociais. No exterior, protege as embaixadas Brasileiras na Argélia, Paraguai, Haiti e Bolívia, e em diversas missões junto a ONU. Participou de todos os conflitos armados da Historia do Brasil.

    O Corpo de Fuzileiros Navais é uma unidade de elite da Marinha do Brasil, constitui-se no maior efetivo de fuzileiros navais da America Latina, aproximadamente 15.000 homens,  a missão do CFN é garantir a projeção do poder naval em terra, por meio de desembarques realizados em conjunto com navios e efetivos da Marinha.

Ingresso

    Todos sabemos que as Forças Armadas conseguem manter um alto padrão de treinamento na sua tropa mesmo com a falta de recursos. Dentre os mais diferentes cursos de formação, entre eles Paraquedista, Recruta do Exercito, infantaria da Aeronáutica, talvez nenhum seja mais puxado que a formação de um Fuzileiro Naval. 





-CIAMPA


    O Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves é a instituição destinada a formar exclusivamente soldados profissionais, todos voluntários e concursados. As suas tarefas são de assegurar aos Soldados Recrutas (SD-RC) a habilitação necessária ao exercício das tarefas destinadas aos Soldados do Corpo de Fuzileiros Navais, incluindo uma perfeita formação moral e militar-naval, além de conduzir outros cursos e estágios para oficiais e praças, quando lhe for atribuído.

    Todo ano, são abertas cerca de 1.400 vagas para o concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiro Navais, jovens de 18 a 21 anos de todo o Brasil prestam o concurso em busca de realização de sonhos, ou para buscar melhores condições de vida.

    O Processo Seletivo conta com diversas fases. Primeiramente o candidato realiza um exame intelectual de nível fundamental . Após isso, os aprovados passam por um teste de avaliação física(que incluem corrida, natação e outros exercícios). A fase seguinte é a bateria de exames da Inspeção de Saúde. A peneira continua com a realização de Exames Psicológicos. Após passarem por tudo isso e depois de conferida a documentação necessária, os aprovados são matriculados no curso de formação.



Formação


    Após efetivamente serem matriculados no curso, são declarados recrutas e começa a formação. São 17 semanas de treinamento árduo, antecedidas de uma semana de adaptação. Durante esse período, os recrutas são divididos em 4 companhias, e dentro delas separados em 2 pelotões. Durante esse período, terão aulas de Instrução Militar Naval, Ordem Unida, Treinamento Físico-Militar, Instrução Básica de Combate, Fundamentos de Operações Anfíbias, Armamento e Tiro.  Os recrutas recebem treinamento para guerra em pistas de combate em localidade, maneabilidade, tiro de combate, pista de cabos, câmara de gás, tanque tático, estande de tiro de fuzil, estande de lançamento de granadas, dentre outros. Durante o curso também são realizadas marchas, patrulhas e tiros de combate e de banqueta. Os recrutas também recebem instruções para a vida, como aulas de informática e palestras sobre drogas. Eles contam, ainda, com orientação educacional e pedagógica como numa escola civil.

    As primeiras 7 semanas sem em regime de total internato, ou seja, sem sair no final de semana, a família só tem direito a visita-lo em 2 finais de semana. Passada essa fase, os recrutas podem ir para casa as sextas-feiras, e devem se apresentar ao quartel no domingo às 21h.









-Rotina

    Todos os jovens ingressantes no curso, passam por uma transformação que começa pela mudança de rotina e adaptação a vida militar e bastante treinamento físico, por isso antes de começar efetivamente o treinamento, o recruta passa por 1 semana de adaptação. Eles acordam às 5h15min da manhã, quando acontece a alvorada, e, das 5h30min às 6h15min, os alunos fazem treinamento físico ou aulas em pistas. O café da manhã é servido das 6h15min às 7h. Em seguida, os jovens assistem a cinco tempos de aula, com 50 minutos cada um, com intervalos de 10 minutos, das 7h ao meio dia. O almoço é servido das 12h20min às 13h20min. À tarde, há mais aulas, que se estendem das 13h30min às 17h55min, com um pequeno intervalo para o lanche. O jantar acontece das 15h55min às 18h35min.
    À noite, das 18h45min às 21h20min, ocorre o estudo obrigatório. Esse tempo também pode ser dedicado à assistência religiosa – existem missas e cultos evangélicos regulares no CIAMPA – ou à exibição de filmes instrucionais. Às 21h30min uma ceia encerra a jornada dos recrutas. Contudo, às 21h45min, é realizada uma revista de recolher, onde são inspecionados armários e alojamentos. Há, ainda, uma verificação dos critérios de higiene dos jovens. O toque de silêncio soa às 22h.

*Alem de toda formação básica de um soldado, o curso forma profissionais em guerra, confira fotos dos mais variados tipos de treinamento.












E após todo esse treinamento árduo, semanas fora de casa, a tão merecida formatura e a promoção a Soldado Fuzileiro Naval.





(Fontes)


Wikipédia, Site Marinha do Brasil, Alide

quinta-feira, 7 de maio de 2015

GRUMEC -Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil

Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil - Grumec


Conhecida por ser a tropa mais bem preparada do Brasil, ela está entre as mais letais do Mundo.


    O Brasil, ao contrário do que muitos pensam, mantem nas Forças Armadas um alto padrão de treinamento, principalmente nas forças especiais e aérea, sendo reconhecida internacionalmente, inclusive nossos pilotos derrubaram vários aviões de última geração de vários países diferentes em um evento internacional de simulação de combate aéreo. Hoje vamos focar nas forças de terra e mar. 

    Todo mundo já viu em vários filmes e em noticias internacionais sobre tropas especiais, sempre ficamos encantado com o alto padrão de treinamento da tropa, mas as vezes nem nos damos conta que no Brasil existem tropas tão bem e até melhor preparadas, são várias: COMANDOS do EB, COMANF nos FN's, PARA-SAR na FAB, MEC na MB, até um que ficou conhecido através de um belo filme, o BOPE da PMERJ. Vamos tratar da que é considerada a tropa que tem o curso mais completo e mais difícil do Brasil, inspirada no NAVY-SEALS Americano(aquela que matou Osama Bin Laden), o Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.  

    O Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil - GRUMEC é uma unidade de forças especiais da MB. Sua função é a de se infiltrar sem ser percebida, sem áreas litoraneas e ribeirinhas, e executar tarefas como reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico. O GRUMEC é subordinado a Força de Submarinos, sua base fica localizada na sede da Esquadra Brasileira na ilha de Mocanguê, em Niterói.



História 
(texto retirado do site defesaaereanaval)

    No Brasil, a atividade se iniciou na década de 60, quando dois oficiais e dois praças lograram êxito no curso de UnderwaterDemolitionTeams – UDT (hoje denominado Basic UnderwaterDemolition – Sea, Air and Land – BUD/SEAL), nos EUA. Como fruto da experiência desses pioneiros, foi criada em 1970 a Divisão de Mergulhadores de Combate na Base Almirante Castro e Silva. Dois anos depois, mais dois oficiais e três praças foram enviados à França, onde se qualificaram como Nageurs de Combat (1972). Mesclando as técnicas do curso francês, que privilegiava as operações de mergulho, com as técnicas do curso norte-americano, que dava grande ênfase às operações terrestres, e adaptando-as às necessidades de nossa Marinha, foi ministrado em 1974 o primeiro Curso Especial de Mergulhador de Combate no Brasil, pela então Escola de Submarinos, hoje CIAMA (Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché). A fim de atender adequadamente às crescentes solicitações da Esquadra e dos Distritos Navais, a Divisão de Mergulhadores de Combate da Base Almirante Castro e Silva foi transformada, em 1983, no Grupo de Mergulhadores de Combate, parte integrante do Comando da Força de Submarinos. Em 1996, as Orientações Ministeriais determinaram a criação do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais. A primeira turma desse curso foi formada em dezembro do mesmo ano. No dia 12 de dezembro de 1997, pela Portaria nº 371, o Ministro da Marinha criou o Grupamento de Mergulhadores de Combate. A nova organização militar, ativada no dia 10 de março de 1998, tem semi-autonomia administrativa e é diretamente subordinada ao Comando da Força de Submarinos. Após lograr êxito em um dos mais rigorosos cursos das Forças Armadas, os Mergulhadores de Combate apresentam-se ao GRUMEC, onde iniciam uma segunda fase de sua formação. Incorporando-se a uma das equipes operativas, o Mergulhador de Combate passa a integrar a agenda de treinamento específica dessa equipe e participa ativamente de minuciosas fases de planejamento e preparação para cada missão.

Treinamento/Formação



    O Curso de formação é prioritário para militares da Marinha da Brasil e que pertençam ao corpo da Armada, ou seja, oriundos da escola de Aprendiz de Marinheiro, da Escola Naval, e outras formas de entrada para o corpo da Armada, não pode ser frequentado por Fuzileiros Navais. 
O Curso tem por objetivo habilitá-los a operar equipamentos de mergulho, armamento, explosivos, utilizar técnicas e táticas para guerra não-convencional e conflito de baixa intensidade, capacitando-os a executar, em suma, os diversos tipos de operações especiais. Além de ser o curso operacional mais longo das Forças Armadas Brasileiras, é conhecido por ser um dos mais rigorosos, de cada 20 inscritos, em média 6 conseguem concluí-lo, havendo edições em que nenhum candidato se formou.

O Curso é dividido em duas categorias:

    * CAMECO - Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais, com duração de 41 semanas, é dividida em 4 fases, sendo uma a 0, com matéria especifica para oficiais. Nas demais fases, as matérias abrangem: treinamento físico militar; defesa pessoal; higiene de campanha; primeiros socorros; equipamento autônomo de circuito aberto e fechado; técnicas de combate; operações ribeirinhas; demolições; armamento; comunicações; técnicas de reconhecimento de praia; operações especiais submarinas; introdução ao microcomputador; sistema de comunicações da Marinha; e inteligência. 

    *C-ESP-MEC - Curso Especial de Mergulhadores de Combate, para praças, tem duração de 32 semanas, e é igual o curso para oficias, com exceção da fase 0, que não tem. 

    De vez em quanto os Mergulhadores de Combate realizam treinamento com forças especiais de outros países. 
   
     Para informação completa sobre o curso e os testes a serem realizados antes e durante, acesse CURSO ESPECIAL DE MERGULHADORES DE COMBATE (C-ESP-MEC)

(Mergulhadores de Combate e Navy Seals no Líbano)

Fotos







                             O curso de Aprendiz de Marinheiro - EAM


publicidade

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Curso de Aprendiz de marinheiro - EAM



Confira informações sobre a escola de APRENDIZ DE MARINHEIRO da Marinha do Brasil


Aprendiz de marinheiro


    Muitos jovens quando estão na fase dos 15~17 anos já sonham com o seu futuro, vários após ver um desfile militar, alguma noticia na TV ou simplesmente por influência de alguém, decidem que querem ser Militar. Há quem quer ser soldado, correr com o fuzil na linha de frente, há quem queira ser piloto de caça e tem aqueles que sonham em trabalhar nos navios da Marinha do Brasil. 


    Na Marinha do Brasil, existem diversas formas de ingresso, tem através de concurso publico de nível superior (para quem já tem faculdade), tem vários concursos de nível médio técnico (para quem concluiu algum curso técnico) e há as duas portas de entradas mais tradicionais, a Escola Naval, escola que forma os futuros oficiais da Armada ou do Corpo de Fuzileiros Navais, ou a Escola de Aprendiz de Marinheiro, que forma a tripulação do navio, de Marinheiro a Sub-Oficial. 

Vamos tratar especificamente da Escola de Aprendiz de Marinheiro, a maior e mais acessível porta de entrada na Marinha do Brasil  : 

Aprendiz de Marinheiro: Escolas


Existem Atualmente 4 escolas de aprendiz, que abrem anualmente 2.200, são elas: 


  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina


    Elas formam o Marinheiro em diversas áreas, preparando-o para a vida no mar e em terra. O curso tem duração de 11 meses. O curso de Formação naval consta basicamente das seguintes disciplinas: Treinamento Físico-Militar; Armamento portátil e tiro; Organização da Marinha; Português, Física, Matemática, Eletricidade e Inglês; História Naval; Relações Humanas e Liderança;  Informática;  Primeiros Socorros;  Combate a Incêndio, entre outras de interesse militar-naval.

    Após a conclusão do curso, os Aprendizes são declarados Praças da Marinha do Brasil na graduação de Marinheiro. O salário de um Marinheiro é de R$1.491,00 mensais (valor referente a 2015), recebendo ainda décimo terceiro salário, adicional de férias e, quando devido, auxílio transporte. 

Aprendiz de Marinheiro: Carreira


    Após ser declarado Marinheiro, o militar será designado para servir em algum dos diversos meios navais da Marinha do Brasil, ele permanece lá por 1 ano e após esse ano será designado para uma organização em terra onde ficará por mais 1 ano. 

*Curso de formação


    Ainda na Escola, os futuros marinheiros realização um teste vocacional e serão classificados dentro de 3 ramos principais:  Mecânica, Eletricidade/Eletrônica ou Apoio.

Durante os 2 primeiros anos como Marinheiro, dentro do ramo vocacional em que foi classificado, deverá escolher uma especialidade que irá cursar, conforme a seguir. 

-Ramo Vocacional de Mecânica: Motores, Máquinas Navais, Caldeiras, Faroleiro, Artífice de Mecânica ou de Metalurgia, Carpinteiro, Armamento Naval e Aviação.
-Ramo Vocacional de Eletricidade/Eletrônica: Eletricidade, Eletrônica, Direção de Tiro, Comunicações Interiores, Comunicações Navais, Operador de Radar ou de Sonar, Hidrografia e Navegação, Armamento Naval e Aviação. 
-Ramo Vocacional de Apoio: Manobras e Reparos, Sinais, Educação Física, Escrevente, Paioleiro, Arrumador, Cozinheiro, Barbeiro e Enfermeiro

    Se for Voluntário, poderá escolher a especialidade de mergulho. Essa especialidade junto com a de educação física de aviação têm exames psicológico e médico especificas, e a de mergulho e educação física exame físico diferenciado.

    Esses cursos tem duração de 6 a 9 meses, ao final do curso serão promovidos a Cabo(Serão Cabos por cerca de 5 anos). O salário de Cabo é de cerca de R$1.950,00 mensais( valor em 2015).
*Em grande número das especialidades, os Cabos poderão voluntariar-se para ser submarinistas, ou seja, fazer parte das tripulações dos submarinos, com outras vantagens específicas, inclusive salariais.  

*Promoção a sargento e curso de aperfeiçoamento


    Apos 5 anos na graduação de Cabo, deverão realizar o curso de Habilitação a Sargento, que dura cerca de 2 meses. Serão promovidos a graduação de 3° Sargento e logo depois realizarão o curso de aperfeiçoamento com duração de 6 a 9 meses, tornando-se técnicos reconhecidos pelo MEC.
    -O Salário de um Terceiro-Sargento com o curso de aperfeiçoamento é de cerca de R$ 3.080,00 mensais (valor em 2015). 
Após 3° Sargento, será promovido a 2° Sargento, 1° Sargento e a Sub-Oficial em intervalos médios de 5 anos.

Está se preparando para a prova de Aprendiz de Marinheiro? Acesse o link a seguir para ter acesso a 500 questões de prova por apenas R$ 5,00

Servir o Exército. Fui chamado para servir, e agora?

Vou servir o Exercito

Você já fez os exames médicos, a entrevista, passou pelo pessoal da S2 e chegaram a uma conclusão, você está apto a servir o exercito.


Muito bem, se você foi voluntário, parabéns, agora se não foi é barro rs! É Obrigatório não é? Então é melhor agasalhar e esquecer que você não queria servir e entrar de cabeça na vida militar.



Dicas para o exercito:

1° Esqueça a vida que você tinha fora do quartel, tudo muda, a vida no quartel é muito diferente, os costumes as tradições, prepare-se para sair de la TOTALMENTE mudado, para melhor é claro.

2° JAMAIS questione seus superiores, eles estão ali por um motivo. Não pense que eles não sabem pelo que você está passando, aquele Sargento filha da #$%@, já passou por isso, aquele Soldado antigo chato pra p$#%, já passou também, até o Comandante. Eles estão ali para te ensinar e o seu papel é ficar quieto e aprender.

3° Obedeça a ordens que pareçam sem sentido, mandou você correr, corre! mandou sentar, senta!, mandou gritar, grita! Digo por experiência própria, se você obedecer uma ordem desse tipo na mesma hora que mandar e com rapidez, com certeza eles "esquecem" de você, não fica marcado, mas aquele carinha que demorou pra ir, ficou reclamando, com certeza vão mandar ele ir de novo, e ficar marcado dentro do quartel é PÉSSIMO, ainda mais no período de instrução. 

4° Seus companheiros de turma, ame-os como sua família, eles vão estar contigo no pior e no melhor momento dentro do quartel, vão sentir frio com você, beber água do mesmo cantil, passar fome e são eles que vão te dar força pra continuar, vão aumentar a moral. Então respeite-os, ajude-os, não negue nada, se estiver fraco, pegue pelo braço e ajude a caminhar e se não aguentar mas andar, coloque-o nas suas costas e carregue. 

5° Não esqueça de dar noticias aos seus pais, se foi puxado de serviço, ligue e avise, não vai voltar pra case, ligue e avise, tente dar noticia durante o internato também, seus pais se preocupam com vocês e não merecem ficar tanto tempo agonizando esperando alguma notícia

6° NÃO DESERTE, NÃO SEJA EXPULSO: Já entenderam porque da caixa alta né? NÃO é bizu desertar ou cometer várias infrações até ser expulso, isso só vai dificultar sua vida lá fora. Já vi desertor voltar após 10 anos porque precisava do certificado pra conseguir um emprego, ou seja, todo mundo que deserta um dia volta. Não tem jeito, é obrigatório e ponto, eu também não concordo, mas vou fazer o que? Tem Soldado que acha que é bizu ser expulso, também digo que NÃO, você vai ficar no mínimo 2 anos sem o certificado de reservista, e ainda vai levar na ficha que foi expulso do exercito, quem vai querer empregar alguém que foi expulso do quartel? coisa boa ele não fez. 

Essas foram umas dicas básicas pra quem ta começando a vida no quartel, sei que surgem muitas dúvidas e ate um pouco de medo, eu sei como é, já passei por isso também rs! Abraço e fiquem com Deus, 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Quanto ganha um soldado? Salário exercito

Quanto ganha um soldado do exercito?

Esta é uma pergunta que muitos jovens que, voluntariamente ou não, estão começando sua carreira através do serviço militar inicial. Então confira essa tabela com os valores do último reajuste que ocorreu para a nossa categoria. 
--Obs.: O valor atual dos soldos se encontra na última coluna

Praças

 

Oficiais



Para mais informações sobre reajustes acesse Reajuste Funcionalismo Publico