sábado, 9 de maio de 2015

Corpo de Fuzileiros Navais

Corpo de Fuzileiros Navais - CFN


    O Corpo de FUZILEIROS NAVAIS é parte integrante da Marinha do Brasil, e é atualmente, a força militar mais bem equipada do Brasil. Internamente o CFN atua na segurança das instalações da Marinha e no auxilio a população através de ações cívico-sociais. No exterior, protege as embaixadas Brasileiras na Argélia, Paraguai, Haiti e Bolívia, e em diversas missões junto a ONU. Participou de todos os conflitos armados da Historia do Brasil.

    O Corpo de Fuzileiros Navais é uma unidade de elite da Marinha do Brasil, constitui-se no maior efetivo de fuzileiros navais da America Latina, aproximadamente 15.000 homens,  a missão do CFN é garantir a projeção do poder naval em terra, por meio de desembarques realizados em conjunto com navios e efetivos da Marinha.

Ingresso

    Todos sabemos que as Forças Armadas conseguem manter um alto padrão de treinamento na sua tropa mesmo com a falta de recursos. Dentre os mais diferentes cursos de formação, entre eles Paraquedista, Recruta do Exercito, infantaria da Aeronáutica, talvez nenhum seja mais puxado que a formação de um Fuzileiro Naval. 





-CIAMPA


    O Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves é a instituição destinada a formar exclusivamente soldados profissionais, todos voluntários e concursados. As suas tarefas são de assegurar aos Soldados Recrutas (SD-RC) a habilitação necessária ao exercício das tarefas destinadas aos Soldados do Corpo de Fuzileiros Navais, incluindo uma perfeita formação moral e militar-naval, além de conduzir outros cursos e estágios para oficiais e praças, quando lhe for atribuído.

    Todo ano, são abertas cerca de 1.400 vagas para o concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiro Navais, jovens de 18 a 21 anos de todo o Brasil prestam o concurso em busca de realização de sonhos, ou para buscar melhores condições de vida.

    O Processo Seletivo conta com diversas fases. Primeiramente o candidato realiza um exame intelectual de nível fundamental . Após isso, os aprovados passam por um teste de avaliação física(que incluem corrida, natação e outros exercícios). A fase seguinte é a bateria de exames da Inspeção de Saúde. A peneira continua com a realização de Exames Psicológicos. Após passarem por tudo isso e depois de conferida a documentação necessária, os aprovados são matriculados no curso de formação.



Formação


    Após efetivamente serem matriculados no curso, são declarados recrutas e começa a formação. São 17 semanas de treinamento árduo, antecedidas de uma semana de adaptação. Durante esse período, os recrutas são divididos em 4 companhias, e dentro delas separados em 2 pelotões. Durante esse período, terão aulas de Instrução Militar Naval, Ordem Unida, Treinamento Físico-Militar, Instrução Básica de Combate, Fundamentos de Operações Anfíbias, Armamento e Tiro.  Os recrutas recebem treinamento para guerra em pistas de combate em localidade, maneabilidade, tiro de combate, pista de cabos, câmara de gás, tanque tático, estande de tiro de fuzil, estande de lançamento de granadas, dentre outros. Durante o curso também são realizadas marchas, patrulhas e tiros de combate e de banqueta. Os recrutas também recebem instruções para a vida, como aulas de informática e palestras sobre drogas. Eles contam, ainda, com orientação educacional e pedagógica como numa escola civil.

    As primeiras 7 semanas sem em regime de total internato, ou seja, sem sair no final de semana, a família só tem direito a visita-lo em 2 finais de semana. Passada essa fase, os recrutas podem ir para casa as sextas-feiras, e devem se apresentar ao quartel no domingo às 21h.









-Rotina

    Todos os jovens ingressantes no curso, passam por uma transformação que começa pela mudança de rotina e adaptação a vida militar e bastante treinamento físico, por isso antes de começar efetivamente o treinamento, o recruta passa por 1 semana de adaptação. Eles acordam às 5h15min da manhã, quando acontece a alvorada, e, das 5h30min às 6h15min, os alunos fazem treinamento físico ou aulas em pistas. O café da manhã é servido das 6h15min às 7h. Em seguida, os jovens assistem a cinco tempos de aula, com 50 minutos cada um, com intervalos de 10 minutos, das 7h ao meio dia. O almoço é servido das 12h20min às 13h20min. À tarde, há mais aulas, que se estendem das 13h30min às 17h55min, com um pequeno intervalo para o lanche. O jantar acontece das 15h55min às 18h35min.
    À noite, das 18h45min às 21h20min, ocorre o estudo obrigatório. Esse tempo também pode ser dedicado à assistência religiosa – existem missas e cultos evangélicos regulares no CIAMPA – ou à exibição de filmes instrucionais. Às 21h30min uma ceia encerra a jornada dos recrutas. Contudo, às 21h45min, é realizada uma revista de recolher, onde são inspecionados armários e alojamentos. Há, ainda, uma verificação dos critérios de higiene dos jovens. O toque de silêncio soa às 22h.

*Alem de toda formação básica de um soldado, o curso forma profissionais em guerra, confira fotos dos mais variados tipos de treinamento.












E após todo esse treinamento árduo, semanas fora de casa, a tão merecida formatura e a promoção a Soldado Fuzileiro Naval.





(Fontes)


Wikipédia, Site Marinha do Brasil, Alide

20 comentários:

  1. Muito bom. É difícil encontrar informações sobre o período de curso. Parabéns pelo trabalho.
    Saberia também quais são os padrões do TAF durante o curso? quantidade de barras fixas, distância e tempo de natação e corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, desculpa a demora, não tenho certeza dos índices do TAF, mas creio que seja 3200 metros de corrida em 12 min, 40 flexões de braço, 8 barras. Tempo de natação não lembro, abraços. Obrigado por visitar a página

      Excluir
  2. Parabéns pela pagina, pra quem gosta um prato cheio.

    ResponderExcluir
  3. Sobre essa 7 semanas em regime de internato completo e depois ir para casa aos fins de semana,é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. As 7 primeiras semanas são em internato, depois disso é Semi-internato, que pode ir pra casa aos finais de semana

      Excluir
  4. Muito bom mesmo eu agradeço

    ResponderExcluir
  5. Posta sobre as especialidades do fuzileiro naval. Eu queria saber o que cada uma faz, se alguma tira serviço diferente, qual especialidade serve me om só de fuzileiro e qual serve em qualquer om da marinha

    ResponderExcluir
  6. Vamos lá, espero que alguem possa me responder, já que a materia tem bastante tempo... Meu noivo entrou agora 2017.2. Queria saber como ele vai me avisar sobre a visita. Ele não levou as cartas pré - seladas que pediram no edital. Ele levou telefone celular, obvio, confiscaram. Mas no caso, vão deixar usar para avisar a família? Ou algum de lá de dentro? Já estou agoniada e só tem 11 dias kkk São duas Visitas mesmo? achei que eram três. Enfim... estou muito ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Geralmente os primeiros dias são os mais difíceis para contato. Então, você pode ligar diretamente pra organização militar que ele está e se informar sobre as visitas e sobre como entrar em contato com seu noivo. Desde quando eu escrevi pode ter mudado a quantidade de visitas. Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Você sabe dizer se um rapaz que e de natal Rn . E sua família não tem como visitar,ele tem direito a ligar para a família, durante essas visitas? Ou não?

    ResponderExcluir
  9. Bom, o meu noivo é fora de sede gostaria de saber se depois da formatura há um tempo uma licença algo do tipo ou eles já vão servir e se há uma licença quantos dias são?????

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de saber como funciona as forças de elite

    ResponderExcluir
  11. Eles passam algum tempo em embarcações, navios ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  12. Por favor me responda uma DUVIDA que tenho a uns tempos e ninguém me da o bizu certo...
    Oque os Fuzileiros fazem nas aulas de manha e a tarde no período de curso e depois de formado soldado?? Matéria ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou explicar melhor a rotina, estou fazendo o curso. A alvorada na realidade em torno de 4h, o pronto da faxina do quarto d'alva precisa ser dado às 5h30, o café da manhã é às 6h, geralmente até às 6h45 já estamos de volta à companhia, aí o sargento libera pra higiene pessoal, preparação pra próxima instrução ou qualquer outra coisa que lhe venha a cabeça, como por exemplo ficar pagando flexão, canguru, bananita, TFS... Ás 7h15 começa a primeira instrução, se estendem até o meio dia, com períodos de 45 minutos e 15 de intervalo entre elas, que geralmente é pouco, porque tem vezes que tá tendo TFM e depois tem aula de instrução básica de combate em campo, daí são 15 minutos pra fazer deslocamento, colocar o camuflado, botar a mochila ( tá uns 17kg), dependendo da instrução pegar colete e capacete no paiol da companhia e ainda ir até o paiol de armamento pegar o fuzil FS, tudo isso em só 15 minutos, imagina a correria e a gritaria do sargento com a gente kkkkk todo deslocamento é correndo, não importa se tá de tfm ou de camuflado armado e equipado. As matérias de aula são Instrução Militar Naval, Ética Profissional Militar, Armamento e Tiro, Operações Anfíbias, Inglês e Instrução Básica de Combate. Os tempos são divididos no DSA (Detalhe Semanal de Aulas), além das aulas de matérias, existem também tempos de ordem unida (sempre é dado na prática, nunca em sala de aula), ci-20 (ajuda na faxina do quartel, quem conduz essa instrução é o prefeito do quartel, o cara responsável pela manutenção da limpeza), ci-30 (faxina da companhia), corte de cabelo, palestras, corrida, natação, treino funcional no ginásio, e agora chegando ao final do curso, faltando somente as provas de inglês e IBC (após a prova acabam-se as aulas da matéria), atividades extra-curriculares como técnicas de defesa pessoal, tanque tático... Às 18h é a janta, 19h15 até 21h estudo obrigatório em sala de aula (dá muito sono), após isso retorno a companhia, instrutor dá um determinado tempo pro banho (uma vez um instrutor deu 40 segundos pra todos tomarem banho e estarem prontos na frente da companhia em formatura kkkkk), mas geralmente são de 5 a 10 minutos pra toda companhia, tempo suficiente, depois do banho esperamos prontos na porta do armário pra inspeção, após isso formamos na frente da companhia pra nos ser paga a ceia, instrutor fala o que tiver que falar, 22h é o toque de silêncio, a partir daí somos liberados pra dormir, mas isso depende do instrutor nos liberar, e após às 22h é o horário que temos pra lavar roupa, arrumar material pro outro dia, costurar, arrumar mochila, fazer o que tiver que fazer, além disso existem plantão de alojamento e plantão de banheiro e lavanderia, são 3 quartos de hora (22h às 00h, 00h às 2h, 2h às 4h). É mais ou menos isso, posso ter esquecido de algo, são tantas coisas.

      Excluir
  13. Apos se formar, pra onde eles são remanejados? e como funciona pra ver a famifam caso ela more em um estudo diferente ao de onde o recruta está?

    ResponderExcluir
  14. O militar escolhe a cidade de destino na data da inscrição, quem escolhe ficar no RJ é remanejado geralmente pro GPT, mas alguns poucos vão pros Batalhões, CiaPol ou qualquer outro lugar... Quem escolhe ir pra fora do RJ geralmente o estado desejado só conta com uma OM, então o destino é mais certo. Por exemplo, quem escolhe ir pra Ladário, só tem um local em Ladário que tem CFN, então o cara já sabe pra onde vai.

    ResponderExcluir