quinta-feira, 7 de maio de 2015

GRUMEC -Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil

Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil - Grumec


Conhecida por ser a tropa mais bem preparada do Brasil, ela está entre as mais letais do Mundo.


    O Brasil, ao contrário do que muitos pensam, mantem nas Forças Armadas um alto padrão de treinamento, principalmente nas forças especiais e aérea, sendo reconhecida internacionalmente, inclusive nossos pilotos derrubaram vários aviões de última geração de vários países diferentes em um evento internacional de simulação de combate aéreo. Hoje vamos focar nas forças de terra e mar. 

    Todo mundo já viu em vários filmes e em noticias internacionais sobre tropas especiais, sempre ficamos encantado com o alto padrão de treinamento da tropa, mas as vezes nem nos damos conta que no Brasil existem tropas tão bem e até melhor preparadas, são várias: COMANDOS do EB, COMANF nos FN's, PARA-SAR na FAB, MEC na MB, até um que ficou conhecido através de um belo filme, o BOPE da PMERJ. Vamos tratar da que é considerada a tropa que tem o curso mais completo e mais difícil do Brasil, inspirada no NAVY-SEALS Americano(aquela que matou Osama Bin Laden), o Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.  

    O Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil - GRUMEC é uma unidade de forças especiais da MB. Sua função é a de se infiltrar sem ser percebida, sem áreas litoraneas e ribeirinhas, e executar tarefas como reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico. O GRUMEC é subordinado a Força de Submarinos, sua base fica localizada na sede da Esquadra Brasileira na ilha de Mocanguê, em Niterói.



História 
(texto retirado do site defesaaereanaval)

    No Brasil, a atividade se iniciou na década de 60, quando dois oficiais e dois praças lograram êxito no curso de UnderwaterDemolitionTeams – UDT (hoje denominado Basic UnderwaterDemolition – Sea, Air and Land – BUD/SEAL), nos EUA. Como fruto da experiência desses pioneiros, foi criada em 1970 a Divisão de Mergulhadores de Combate na Base Almirante Castro e Silva. Dois anos depois, mais dois oficiais e três praças foram enviados à França, onde se qualificaram como Nageurs de Combat (1972). Mesclando as técnicas do curso francês, que privilegiava as operações de mergulho, com as técnicas do curso norte-americano, que dava grande ênfase às operações terrestres, e adaptando-as às necessidades de nossa Marinha, foi ministrado em 1974 o primeiro Curso Especial de Mergulhador de Combate no Brasil, pela então Escola de Submarinos, hoje CIAMA (Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché). A fim de atender adequadamente às crescentes solicitações da Esquadra e dos Distritos Navais, a Divisão de Mergulhadores de Combate da Base Almirante Castro e Silva foi transformada, em 1983, no Grupo de Mergulhadores de Combate, parte integrante do Comando da Força de Submarinos. Em 1996, as Orientações Ministeriais determinaram a criação do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais. A primeira turma desse curso foi formada em dezembro do mesmo ano. No dia 12 de dezembro de 1997, pela Portaria nº 371, o Ministro da Marinha criou o Grupamento de Mergulhadores de Combate. A nova organização militar, ativada no dia 10 de março de 1998, tem semi-autonomia administrativa e é diretamente subordinada ao Comando da Força de Submarinos. Após lograr êxito em um dos mais rigorosos cursos das Forças Armadas, os Mergulhadores de Combate apresentam-se ao GRUMEC, onde iniciam uma segunda fase de sua formação. Incorporando-se a uma das equipes operativas, o Mergulhador de Combate passa a integrar a agenda de treinamento específica dessa equipe e participa ativamente de minuciosas fases de planejamento e preparação para cada missão.

Treinamento/Formação



    O Curso de formação é prioritário para militares da Marinha da Brasil e que pertençam ao corpo da Armada, ou seja, oriundos da escola de Aprendiz de Marinheiro, da Escola Naval, e outras formas de entrada para o corpo da Armada, não pode ser frequentado por Fuzileiros Navais. 
O Curso tem por objetivo habilitá-los a operar equipamentos de mergulho, armamento, explosivos, utilizar técnicas e táticas para guerra não-convencional e conflito de baixa intensidade, capacitando-os a executar, em suma, os diversos tipos de operações especiais. Além de ser o curso operacional mais longo das Forças Armadas Brasileiras, é conhecido por ser um dos mais rigorosos, de cada 20 inscritos, em média 6 conseguem concluí-lo, havendo edições em que nenhum candidato se formou.

O Curso é dividido em duas categorias:

    * CAMECO - Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais, com duração de 41 semanas, é dividida em 4 fases, sendo uma a 0, com matéria especifica para oficiais. Nas demais fases, as matérias abrangem: treinamento físico militar; defesa pessoal; higiene de campanha; primeiros socorros; equipamento autônomo de circuito aberto e fechado; técnicas de combate; operações ribeirinhas; demolições; armamento; comunicações; técnicas de reconhecimento de praia; operações especiais submarinas; introdução ao microcomputador; sistema de comunicações da Marinha; e inteligência. 

    *C-ESP-MEC - Curso Especial de Mergulhadores de Combate, para praças, tem duração de 32 semanas, e é igual o curso para oficias, com exceção da fase 0, que não tem. 

    De vez em quanto os Mergulhadores de Combate realizam treinamento com forças especiais de outros países. 
   
     Para informação completa sobre o curso e os testes a serem realizados antes e durante, acesse CURSO ESPECIAL DE MERGULHADORES DE COMBATE (C-ESP-MEC)

(Mergulhadores de Combate e Navy Seals no Líbano)

Fotos







                             O curso de Aprendiz de Marinheiro - EAM


publicidade

118 comentários:

  1. Só uma dúvida... Caso eu desista durante o curso do GRUMEC, no próximo ano eu vou poder tentar novamente?
    Na EAM, os Marinheiros serão orientados lá dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Elber Freitas, conheci um praça que já estava na terceira tentativa. Não sei se na EAM os marinheiros são orientados para o grumec. Depois que você vai a CABO, você já pode fazer a inscrição no curso do grumec, mas recomendo fazer depois que já tiver o curso de sargento, pra você não acabar ficando sem especialização e perder a promoção no tempo certo. Abraços.

      Excluir
  2. Só uma dúvida... Caso eu desista durante o curso do GRUMEC, no próximo ano eu vou poder tentar novamente?
    Na EAM, os Marinheiros serão orientados lá dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na escola de aprendizes não se fala muito sobre GRUMEC, o ensinamento sobre as ramificações das carreiras são apenas superficiais, ali se foca no aprendizado militar. Como aluno o acesso a internet interna e publicações é bastante restrito. Depois de formados os militares tem acesso aos requisitos e oportunidades diversas para as carreiras.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. As forças especias do EB (Sem ser os Comandos) treinam com o GRUMEC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os grumec poderiam deixar a barba Grande também ne, seria daora

      Excluir
    2. Os grumec poderiam deixar a barba Grande também ne, seria daora

      Excluir
    3. Não. Cada grupo de forças especiais tem o seu próprio treinamento e especialidade. Os grumec são como os seals, ou seja, tem como campo principal de trabalho a água. Diferente dos comandos do EB e do BOPE da polícia. Os grupos frequentemente interagem e trocam experiências. Mas os trenamentos básicos são independentes.

      Excluir
    4. Eles também fazem missões em terra e ar

      Excluir
  5. so uma duvida pra ser do grumec tem que ser militar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisa ser militar da marinha e fazer parte do corpo da Armada

      Excluir
    2. como eu faço para ser do corpo da armada da MB ? jefferson

      Excluir
    3. Igor Robert. Leia esses posts -https://bizudemilitar.blogspot.com.br/2015/05/quero-ser-marinheiro-o-que-fazer.html

      https://bizudemilitar.blogspot.com.br/2017/01/marinha-do-brasil-corpo-auxiliar-de.html

      https://bizudemilitar.blogspot.com.br/2017/01/maneiras-de-entrar-na-marinha-do-brasil.html

      Excluir
  6. Eu sendo do CAP- ADM posso entrar no grumec?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, na teoria, para oficiais, somente pode entrar no grumec oficias do corpo da armada e oficias do quadro complementar da armada. Mas eu conheço um sub-oficial aposentado que servia no mesmo quartel do grumec e ele dizia que atualmente qualquer um pode fazer o curso, até quem é de administração. (https://www.mar.mil.br/ciama/cursos/pdf/escola%20de%20OpE/CAMECO.pdf) ;;

      Excluir
    2. Obrigado guerreiro ! Fica na paz!

      Excluir
    3. Sim, mesmo quem é do Corpo Auxiliar de Praças, da área administrativa pode entrar no GRUMEC, desde que aprovado nas etapas iniciais dos processos seletivos.

      Excluir
  7. Ola! Tenho 20 anos e quero ser do grumec eu ainda tenho a oportunidade ? Oq eu fasso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leia esse post, http://bizudemilitar.blogspot.com.br/2015/05/quero-ser-marinheiro-o-que-fazer.html

      Excluir
  8. Ola! Tenho 20 anos e quero ser do grumec eu ainda tenho a oportunidade ? Oq eu fasso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre para a escola naval ou para a escola de aprendiz de marinheiro, após concluir pode fazer o curso do GRUMEC.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ano que vem vou estar cursando a turma de Fuzileiro Naval. Em muitos site dizem que fuzileiro não pode cursar o Grumec, por que??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRUMEC é a força de elite do corpo da armada.
      O corpo de fuzileiros tem o COMANF. Ambas as forças treinam juntas vez ou outra.

      Excluir
    2. Oi bom dia eu tenho uma dúvida, se eu terminar o curso Comanf e me tornar Comandos Anfíbio, posso ingressar no Grumec...

      Excluir
    3. Não tem como vc ingressar em um força especial e depois ingressar em outra pra ser do grumec tem que ser do corpo da armada se vc é fuzileiro não pode ser do grumec e se vc for do comanf também não vai poder ser do grumec

      Excluir
  12. Olá, ano que vem farei a prova pra aprendiz-marinheiro. Ao fim do curso, sairei como cabo. Poderei me alistar para fazer parte do GruMec, mesmo tendo acabado de me tornar Cabo?

    ResponderExcluir
  13. olá! ano que vem, um tenente que eu conheço da grumec, irá me colocar lá dentro, só que ele n me explicou direito, mais tipo.. ele falou que eu irei entrar como aprendiz de marinheiro e depois que me formar lá. ele iria me puxar lá para dentro, e fazer o curso dos mergulhadores de combate, e ele esqueceu de me falar, mais eu queria saber quanto tempo é o curso de aprendiz de marinheiro?

    ResponderExcluir
  14. Olá eu amo o GRUMEC meu padrinho Sargento manasses foi um dos melhores homens q o GRUMEC JA PODE TER infelizmente ele já não está mas entre nós tenho muita saudade...

    ResponderExcluir
  15. Olá eu amo o GRUMEC meu padrinho Sargento manasses foi um dos melhores homens q o GRUMEC JA PODE TER infelizmente ele já não está mas entre nós tenho muita saudade...

    ResponderExcluir
  16. Tem restrições por peso corporal ? porfavor me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que desde que passe em todos os testes de condicionamento físico, não tem restrição

      Excluir
  17. Sabe se há restrição para problemas de visão (miopia leve)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, desde que não atrapalhe no seu desempenho

      Excluir
  18. O que mais reprova no curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal pra completar é o Psicológico, a grande maioria acaba desistindo

      Excluir
  19. Ei cara estou com uma duvida muito cruel,eu sei que quem faz o ComAnf nao pode realizar o grumec.Mas quem faz o grumec pode realizar depois o ComAnf?

    Muito obrigado e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode realizar o curso, mas você somente terá o certificado de conclusão.OU seja, você sera um formado no curso mas não sera um fuzileiro do Comandos anfíbios

      Excluir
    2. Não, pra ser do comanf tem que ser fuzileiro então se vc fazer o curso do grumec não vai conseguir fazer o curso do comanf

      Excluir
  20. estou com uma duvida o GRUMEC e o curso de mergulhador so pode ser feito apartir de cabo, necessita fazer algum concurso interno ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O concurso é o próprio curso de formação do Grumec. Você manifesta interesse em participar do curso e realiza um teste físico

      Excluir
  21. Respostas
    1. Primeiro você precisa ser do corpo da Armada da Marinha. No canto superior esquerdo da pagina você encontrara 3 posts sobre como entrar na marinha

      Excluir
  22. Dá para entrar no GRUMEC como cabo ? É melhor esperar se tornar sargento ? Porque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir de cabo, não tem uma opção melhor, seria a melhor pra você.

      Excluir
  23. Penso em fazer o curso de Fuzileiros Navais, mas porque é vetado o acesso ao "Grumec"??

    ResponderExcluir
  24. boa tarde, então se eu fizer a EAM eu saio de lá como marinheiro, em que periodo da minha cerreira poderei fazer o curso?

    ResponderExcluir
  25. Oficial do Quadro técnico pode realizar o curso?
    Sempre ouvi e li que apenas militares provenientes do Corpo da Armada podem realizar o curso, mas também já ouvi de militares da marinha que na prática qualquer integrante de qualquer Corpo pode se voluntariar e fazer desde que preenchidos os requisitos de idade limite, condições físicas, tempo de serviço etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática qualquer integrante pode realizar o curso sim. Basta somente você procurar sobre as inscrições para o curso e pedir para participar

      Excluir
  26. os fuzileiros navais não podem fazer este curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fuzileiros não podem pois tem o seu próprio curso "COMANF". Mas sendo fuzileiro você pode fazer o curso, só que mesmo concluindo você nao vai fazer parte do grumec, só vai ter um certificado de que fez o curso de mergulhador de combate

      Excluir
  27. Jeferson, parabéns pela disponibilidade e atenção com a qual responde a todos. Tive q comentar para cumprimentá-lo. Gde abraço

    ResponderExcluir
  28. boa, noite, concluindo o curso de aprendiz de marinheiro eu saio de lá ja como cabo, certo? então gostaria de saber como funciona.. como poderei fazer o curso e tal, terei que falar com o meu comandante eles irão me avisar? pois assim que terminar o curso como cabo quero iniciar no grumec... alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluindo o curso de aprendiz de marinheiro você sai Marinheiro, depois de um tempo você vai a Cabo. Você mesmo tem que procurar e ver quando abrem as inscrições para o curso, é divulgado internamente.

      Excluir
  29. Eu pretendo prestar o CAP em enfermagem, teria como eu fazer curso e atuar no MEC?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. No primeiro passo eu queria perguntar.
    Você entra como?E pela marinha como aprendiz?depois vc vai crescendo la dentro, e depois vc pode fazer um curso para o grumec?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas formas de entrada. Uma delas é a de aprendiz, e sim, você cresce la dentro e tem a oportunidade de fazer o curso

      Excluir
  32. ola, tenho 15 anos e apesar de ser muito novo quero servir na marinha e ser da grumec um dia, como faço para isso acontecer?

    ResponderExcluir
  33. O grumec pode atuar tambem em areas terrestre e de combate em ambiente fechado assim como oa seals no iraque ou so no mar mesmo e se nao , ficaria com quem essa parte com os comanfs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Grumec atua em todas ás áreas, inclusive atuam de forma conjunta com o Comanf.

      Excluir
  34. Qual seria a tropa com atuação em . todos os ambientes no brasil?pq grumec é que nao é

    ResponderExcluir
  35. Ola,tenho 22 anos se eu entrar para CAP seja, posso ser grumec? Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Ola tenho 3 de miopia. Posso entrar?

    Obrifado

    ResponderExcluir
  37. Ola queria saber quanto tempo dura o curso pra mim ser mergulhador de combate e quando eu ja for um qual posto(graduação) eu estarei ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dura 9 meses, quando vc fizer o curso vai ter o cameco que é para oficial e o c-esp-mec que agora não lembro qual a graduação mais se vc pesquisar vc encontra

      Excluir
  38. Quem faz parte do quadro técnico do corpo auxiliar da marinha além de ganhar o certificado poderá participar de missões e ser efetivo no grumec ?

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Um mergulhador de combate pode fazer o curso para COMANDOS? posso fazer os dois?

    ResponderExcluir
  41. Quem passou no concurso de Quadro técnico da Marinha (QT), pra informatica, fez todo o processo solicitado ( entrou como Guada Marinha, fez Curso de Formação de Oficial - CFO e formou como primeiro-Tenente ) pode tentar o curso do GruMEC ? precisa de alguma autorização superior ?

    obrigado !!!

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, tenho 23 anos formado em ciencia da computação e terminando minha pós graduação, gostaria de saber qual seria a melhor forma de ingressar na marinha para poder prestar o curso de mergulhador de combate?

    ResponderExcluir
  43. Como tem pessoas preguiçosas...vão pesquisar porra...

    ResponderExcluir
  44. Qual a altura mínima para a GruMec?

    ResponderExcluir
  45. Poderia me dizer porque os fuzileiros FN não podem ser do grumec?

    ResponderExcluir
  46. boa tarde estou com uma duvida entrando com tecnico de contabilidade no Corpo Auxiliar de Praças posso fazer o curso pro grumec ?

    ResponderExcluir
  47. Eu tenho uma dúvida, se eu terminar o curso Comanf e me tornar Comandos Anfíbio, posso ingressar no Grumec...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não grumec e restrito ao pessoal da gola e o comanf e uma das melhores forças especial os 2 tem o mesmo nivel sendo grumec atua mais em mar e comanf fica mais da parte da praia adiante https://www.facebook.com/TasComanf09/photos/a-pedido-de-pedro-mottadiferen%C3%A7a-entre-grumec-e-comanfmuitas-pessoas-devem-ter-o/1068409986584132/ veja Marinha do brasil explicando a diferenças entre os 2

      Excluir
  48. Firmeza Brothers, tem alguma forma de ingressar no GRUMEC mais ''rápida'' (pelo fato do desgaste físico de um MEC, por isso penso que quanto antes entrar melhor e mais tempo dentro do grupamento terá). Por exemplo eu, tenho MÉDIO Completo, minhas possibiladades são Escola Naval e Escola de Aprendizes Marinheiros. Porém a EN são 5 anos de estudos pra poder fazer o curso CAMECO para oficias, ou pelas EAMs são um ano de estudo (48 semanas = 11 meses) sendo Grumete, agora vem o porém, o militar dps de 5 anos como Cabo pode fazer o Curso de Habilitação a Sargento (3º) - ou seja pela EN são 5 anos no min. para ser MEC
    E a pelas EAMs são 6 anos. é isso?
    Vi também os concursos de Quadro Complementar de Oficias que precisa Formação Superior. Ai o curso é de 39 semanas e requer formação em algumas das áreas que esta escrito no site marinha , a maioria é engenharias, engenharia naval, eng ambiental, nuclear, de minas, bioprocessos, quimica, mecânica, várias outras... (áreas que n me atraem em nada). Mas tbm é outra possibilidade de ingressar no GRUMEC pós todos esses cursos que os dois juntos, o superior e o da marinha , dão tbm 5 anos ou 6 no min pra ser MEC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tentar te ajudar; CN - é o ensino médio para preparar oficiais da marinha, tem que ter menos de 18. EN - é o ensino superior da marinha, onde você sai formado em Ciênciais Nauticas assim como a EFOMM( a efomm não forma militares, apesar do curso ser todo militarizado e comandado pela Marinha); na escola é necessário 3 anos de escola e mais 2 anos de estagios embarcados como aspirantes, ou guardas marinhas.
      O curso do MEC é de prioridade da MB, não podendo ser frequentado por fuzileiro, porém os fuzileiros formados comanfs podem tbm fazer "um curso de mergulho no MEC".POrque as forças armadas brasileiras abrem as portas dos cursos paras as 3 forças.. ex: PQD(exercito e alguma parte com a FAB), catinga e guerra na selva (exercito), estagio de caçador (exercito tbm), Mergulho(marinha).
      CAP é uma prova pra sair praça, diferente da EN que é pra oficiais, e sim você pode fazer assim qu sair cabo o curso do MEC.
      Quadro complementar da armada, sao aqueles alunos que ja tem faculdade superior, engenharias em gerais e ciências nauticas como da efomm.

      A escola naval disponibiliza alunos depois dos 3 anos para 3 diferentes grupos na marinha, que sao, intendencia, FN e Quadro da armada.

      Quadro complementar com um tempo abre oportunidade pra voce se tornar do quadro da armada( mas é interno).


      Outras força tbm tem o curso de comandos e o FE. Aeronautica tem o PARA-SAR, depois do curso de COMANDOS e mais os outros cursos ja citados a cima, você sai como pastor. No exercito ja é separado, porque existe o curso de comandos, que é baseado nos comandos ingleses, americanos e etc.. e o curso de forças especiais, no qual você terá que ter o curso comandos, o PQD completo, e o de montanha que nao citei a cima mas que tbm é incluuido nesses bolo de cursos que os alunos podem fazer abertamente nas forças armadas... depois de ter esse curso que ele pode fazer o FE do EXERCito, e sai como fantasma, integrantes das forças fantasmas. Ai sim depois de formado no curso de FE que eles fazem o curso de mergulho.
      O do eercito e mais demorado, mas é separado, já o MEC é em uma porrada so , 10 messes direto. e ainda sim os guerreiros dos MEC, tem que servir por pelo menos 2 anos no MEC para poder se candidatar ao curso GERR-MEC. mas nesse tempo de espera ele pode se expecializar com os cursos citados a cima. "depois que começam os caras ficam viciados".

      Excluir
    2. Então entrando com ciências contábeis na intendencia vou pode ir pro grumec?

      Excluir
  49. Olá a todos da pra fazer o curso de mergulhador de combate entrando na escola naval? Ou só a escola de aprendiz de marinheiro ??

    ResponderExcluir
  50. Meu sonho é poder me tornar um GRUMEC.

    ResponderExcluir
  51. Meu sonho é poder me tornar um GRUMEC.

    ResponderExcluir
  52. Meu sonho é poder me tornar um GRUMEC.

    ResponderExcluir
  53. gostaria de saber se um mergulhador de combate pode fazer o curso de comandos, ou caso eu seja da marinha e faça o curso de comandos eu ainda posso fazer GRUMEC posteriormente ?

    ResponderExcluir
  54. Resumo pra eu ser do grumec tenho que entrar na escola naval assim conseguirei entra no corpo da armada depois fazer o teste pro grumec passar e poderei servir ?

    ResponderExcluir
  55. para quem é do CIABA ou CIAGA pode entrar tbm?

    ResponderExcluir
  56. se eu concluir o curso do corpo da armada na escola naval, eu posso ir direto pra um dos cursos do grumec?

    ResponderExcluir
  57. como é feito o aumento da patente dos MECs

    ResponderExcluir
  58. Quem conclui o curso comanf, pode realizar o grumec, ou vice versa

    ResponderExcluir
  59. Mas pra mim fazer esse curso eu ja tenho quer ser mergulhador

    ResponderExcluir
  60. No caso eu tenho 24 anos eu ainda posso fazer esse curso mergulhador combatente

    ResponderExcluir
  61. Olá, eu queria saber,se eu fizer o qtpa(quadro tecnico de praça armado) eu posso ingressar no grumec ?

    ResponderExcluir
  62. Estou me preparando para a EN, e sei q mulher já pode entrar para o corpo da armada e fuzileiros navais, mas gostaria de saber se já pode entrar para o Grumec tbm,
    Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Qual a altura mínima para se torna grumec?

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. depois que eu me formo como cabo, eu vou pdoer fazer o curso normalmente? ou terei que fazer alguma prova para poder fazer o curso?, E no caso de eu finalizar o curso, eu ja saiu de la como GRUMEC?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite , eu queira saber se quando você se formar no curso do grumec o soldado sai com a patente de 2° tenente ?

    ResponderExcluir
  67. Qual é o "melhor" COMANF ou GRUMEC?
    Sei que cada um tem sua área de atuação mas com certeza tem um com equipamentos melhores, faz mais operações, etc. Se puder me responder agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa dúvida... não sei se entro para o corpo de fuzileiros para depois fazer o curso de Comanf ou para o corpo da armada para Grumec.

      Excluir