sexta-feira, 4 de março de 2016

COMANDOS Exercito Brasileiro

COMANDOS Exercito Brasileiro


COMANDOS é o nome dado a uma tropa de elite que é altamente treinada e qualificada a a realizar missões especiais sob circunstâncias e ambientes impróprios ou não indicado ao emprego de outros elementos de forças regulares, ela está apta a cumprir uma ampla variedade de missões e tarefas, táticas e estratégias. Umas das operações operadas por uma tropa de COMANDOS é a de contraguerrilha.




História


No Brasil, no século XVII, por volta do ano de 1624, durante as invasões holandesas, os colonos nativos foram levados a estruturar um sistema de defesa peculiar. Da união de civis e militares, sob o comando do Bispo Dom Marcus Teixeira, organizaram-se as “Companhias de Emboscadas”. Dentre os muitos brasileiros que participaram nas ações contra os invasores, destacou-se o Capitão Francisco Padilha. Brasileiro nativo participou de diversos enfrentamentos contra os flamengos (holandeses). Emboscou pessoalmente o governador holandês Van Dorth, ferindo-o e derrubando-o do cavalo para, em seguida, a pé e em rápida ação, degolá-lo com um golpe único. Por seus feitos heroicos na defesa da Pátria e por ser considerado um dos pioneiros das atividades tipo “Comandos” no Exercito Brasileiro, o Capitão Francisco Padilha foi escolhido como patrono dos Comandos. O Curso de Comandos surgiu da criação do Estagio de Comandos dentro do currículo do Curso de Forças Especiais. Na época, isso visava facilitar a participação de não para-quedistas. Foi feito a partir do currículo do “Ranger Curse” – Departamento de Rangers em Fort Bening, Geórgia. Só depois de alguns anos é que foi destacado como um curso independente.






Missão 


O Comandos tem como missão realizar ações de captura, resgate, eliminação, interdição e ocupação de alvos compensadores do ponto de vista estratégico, operacional ou tático, situado em área hostil ou sob controle do inimigo, em tempos de paz, crise ou conflito armado, visando contribuir com a consecução de objetivos políticos, econômicos, psicossociais ou militares. Para cumprir tais missões, o batalhão é moldado de forma a ter garantidas as seguintes possibilidades: - realizar infiltrações e exfiltrações terrestres, aéreas e aquáticas; - atuar em qualquer ambiente operacional, particularmente em regiões semi-áridas, de montanha, de planalto e de selva; -Conduzir o fogo terrestre, aéreo e naval; - participar em conjunto com outras FOpEsp, de operações contraterrorismo e de guerra irregular; - realizar operações contra forças irregulares; - realizar operações de reconhecimento especial, principalmente em proveito próprio; -realizar outras operações de inteligência de combate; -assessorar outras forças quanto ao emprego dos elementos operacionais de comandos.


O curso



O Curso de Comandos é realizado no Regimento de Comandos (RCMDS), que está localizado na serra da Carregueira, em Belas, e tem a duração de 12 semanas. Tem como finalidade habilitar os militares, Oficiais, Sargentos e Praças, com a especialidade “Comandos”, transmitindo os conhecimentos e competências necessários para integrar unidades de Comandos. As unidades de “Comandos” são forças que conduzem operações de combate, de natureza eminentemente ofensiva, de forma independentemente ou em apoio de outras Forças, em condições de elevado risco de exigência.
O Curso de Comandos baseia-se em 3 pilares fundamentais:
 Técnica de Combate, onde são ensinadas as técnicas, táticas e procedimentos que permitem ao militar atuar como Comando individualmente ou inserido numa equipa ou grupo;
 Treino Físico, inerente a qualquer força especial, que permite ao militar aguentar e suportar as missões que tem de cumprir;
Tiro de Combate, com espingarda e pistola, onde é ensinado a bater alvos no mínimo tempo possível com o menor número de munições.
O Curso de Comandos está organizado em 3 fases: fase individual, fase de equipa e fase de grupo e dividido em 2 partes; a primeira parte diz respeito à aquisição de conhecimentos e a segunda parte à aplicação desses mesmos conhecimentos, a qual se materializa num exercício final onde os militares colocam em prática tudo o que aprenderam na primeira parte do curso. O exercício final tem uma duração mínima de 12 dias. Durante este período, os militares operam em vários ambientes: planície, montanha, áreas arborizadas e massas de água, onde têm de planear e executar diferentes operações incluindo com meios aéreos e aquáticos.
Em caso de não aproveitamento ou exclusão, o militar regressa à sua situação anterior.
Os militares que concluam com aproveitamento o curso de Comandos poderão ter de cumprir serviço no Regimento de Comandos por um período mínimo de dois anos.
Pré-Requisitos


  • Provas Físicas Complementares;
Flexão de braços numa barra fixa
8
Extensão de braços no solo
30
Abdominais em 2 minutos
60
Percorrer 8 Km em 60 minutos, armado, equipado e com 5 Kg de carga.
Sim
Passagem de Pórtico 5 metros
Sim
Salto do muro 90 cm
Sim
Salto de vala 3 metros
Sim
Natação 25 metros (em fato de banho)
Sim
Natação de 15 metros em imersão, (em fato de banho)
Sim
Manter-se à superfície da água na posição vertical durante 1 minuto
Sim
Passagem de Túnel Labirinto
Sim

  • Provas Médicas;
  • Provas Psicotécnicas.
Estágio de preparação

Após realizarem com sucesso os pré-requisitos, os candidatos ao Curso de Comandos terão de frequentar um estágio de preparação, com duração de 3 semanas, que tem como finalidade preparar e dotar o militar, a nível físico e técnico, para que este consiga iniciar o Curso de Comandos com as condições consideradas necessárias.

Grito 

Mama sumae

Lema

A sorte protege os audazes


Hino


Somos jovens e audazes,
Palmilhando matas sem fim,
E mostramos ser capazes
De lutar até ao fim.

Aprendemos a ser duros,
A lutar até morrer,
E mostramos ser seguros
Não faltando ao dever.

Ao perigo indiferentes,
E na guerra destemidos,
Nunca largamos as frentes
Perseguindo o inimigo.

Esta é a voz do COMANDO,
Que de regresso cantamos,
E bem alto vamos gritando
MAMA SUMAE, AQUI ESTAMOS.

FOTOS





43 comentários:

  1. Pode ser realizado por Fuzileiros Navais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder até pode, fazendo o curso como convidado. Você vai receber o certificado e o brevê mas não será do exercito e nem entrara para o efetivo de COMANDOS, somente terá o curso no currículo militar

      Excluir
    2. Cara ,o bizu é você fazê o comandos anfíbios, esse comando e especialmente para força da marinha.

      Excluir
    3. Eu posso entrar pro comandos só com ensino fundamental?

      Excluir
    4. Não dá, o curso de comandos exige o posto minimo de sargento, e o curso de sargento exige ensino médio completo.

      Excluir
    5. Pode sim, Espcex exige estar cursando 3 ano ou completado 3 ano, Nem Esa exige 3 ano completo. Eles ensinam

      Excluir
  2. Fuzileiros navais o curso é Comanf (Comandos Anfíbios)

    ResponderExcluir
  3. Guerreiro, você mesclou informações sobre o curso de Comandos de Portugal com o curso de Comandos do Exército Brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Ola!!! Forças auxiliares (policia militar) podem fazer o curso???

    ResponderExcluir
  5. fiz 18 anos esse ano, e meu sonho é entrar no comandos, o que devo fazer para entrar no comandos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro deve se tornar militar de carreira,oficial (AMAN) ou praça, depois você tem que se escrever no curso e preencher os reuquisitos

      Excluir
  6. Oficial temporário pode fazer o curso de comandos? Qual o procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode, só militares de carreira com no minimo um ano na organização.

      Excluir
  7. A oficial formada pela AMAN pode? Sexo feminino??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, pelo que eu sei mulheres (sexo feminino) não é permitido.
      No máximo oficial ou EsSA.

      Excluir
  8. Existe limite de idade pra ser candidato ao curso?

    ResponderExcluir
  9. Existe limite de idade para ser candidato ao curso?

    ResponderExcluir
  10. Tenho mais duvidas, quem escreveu tem email ? queria saber qual a maneira mais rápida\aconselhável de fazer o comandos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a forma mais rapida seja através da escola de sargentos e depois de um ano de serviço se inscrever no curso, visite esse site: http://www.ciopesp.eb.mil.br/curso-de-acoes-de-comandos.html

      Excluir
  11. Oficiais da Polícia Militar podem fazer algum tipo de especialização no EB ?

    ResponderExcluir
  12. Aumenta o salário após o sucesso no final do curso?

    ResponderExcluir
  13. Se eu passar na Es SA como faço para me especificar um COMANDOS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc terá q se voluntario para o curso quando abrir a inscrições

      Excluir
  14. Militares do sexo feminino podem fazer o curso de comandos?
    Obs: sargento de aviação/EsSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, nos requisitos consta: "Ser voluntário, do sexo masculino e ter requerido a inscrição dentro do prazo vigente"

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Militares do sexo feminino podem fazer o curso de comandos, depois de terem passado pela AMAN e ter se tornado uma oficinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Exclusivo para militares do segmento masculino. Somente oficiais subalternos e intermediários (até Capitão), das Armas/Quadros e Sv Saúde/Intendência, e sargentos das QMS Combatente/Logística, se forem 3º ou 2º Sgt. Hoje não é necessário esperar um ano de serviço na tropa para participar do curso.

      Excluir
  17. Militares temporários como sgt temporário podem fazer o curso?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, BizuMilitar. Meu nome é Jefferson. Tudo bem?

    Um Policial Militar de SP do Comandos e Operações Especiais, PRAÇA ou OFICIAL, pode realizar o CURSO DE AÇÕES DE COMANDOS DO EB?

    Se sim, tu pode me mostrar aonde no site do 1°BAC está escrito que "forças auxiliares" tem a oportunidade de inscrição?

    Não estou duvidando, tão só, preciso esfregar na cara do meu superior que é permitido!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, encontrei no site do CAC um documento mencionando isso: http://www.ciopesp.eb.mil.br/images/pdf/DRISME-CIOPESP.pdf menciona no Artigo 10 "Os militares de Forças Auxiliares (nacionais ou estrangeiras) não podem realizar o
      CAC", porém o artigo 12 diz: "Para a inscrição no CAC, os militares não pertencentes ao EB devem atender aos seguintes requisitos", que parece implicar que só militares de outras forças armadas (Marinha e Força Aérea) possam fazer esse curso.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Cara, tá tudo errado. Uma mistureba braba de informações de outros cursos de doutrina Comandos. Se salvar 10% do que está aí é muito. O resto não tem nada a ver com os Comandos do EB.

      Sgt Esslog /14.

      Excluir
  20. O curso pode ser feito por oficiais da saúde? (médicos) Se sim, caso conclua o curso ele só ganha o brevê e um tapinha nas costas ou realmente entra para o efetivo comandos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sendo médico provavelmente irá para as missões como medico...n ira atuar com cac... Vai do comando liberar e seu grau de aproveitamento do curso.os bons sempre serão escolhidos!

      Excluir
  21. Qualquer oficial de carreira pode independente de arma...

    ResponderExcluir